O que são meta tags e como usá-las no blog

Por:

| 5 de jun de 2011

Muito se tem falado em meta tags quando o assunto é: 'Fazer com que seu blog apareça nos resultados de pesquisa dos sites de busca (ex: Google).' Mas afinal o que são meta tags. Estarei listando aqui algumas definições sobre as principais meta tags e sobre como utilizá-las. Acompanhe!

- O que são meta tags:

Segundo a Wikipédia:
<meta>: define propriedades da página, como codificação de caracteres, descrição da página, autor, etc. São meta informações sobre documento. Tais campos são muitos usados por mecanismos de busca(como o Google) para obterem mais informações sobre o documento, a fim de classificá-lo melhor. Por exemplo, pode-se adicionar o código <meta name="description" content="descrição da sua página"/> no documento HTML para indicar ao motor de busca que texto de descrição apresentar junto com a ligação para o documento. Para o sistema Google, comandos meta como keywords por exemplo não são utilizadas para indexar páginas. Apenas <title> e a meta <description> são usadas para descrever a página indexada[6]

Em nossas palavras:
Meta tags são trechos de código html que associados a certos dados como descrição e titulo de post, oferecem informações importantes para a melhor indexação de blogs junto aos sistemas de busca (Ex:Google)

- Principais 'Meta tags'

Quando inseridas entre as tags<head> e </head> de uma página da web, as seguintes meta tags podem atribuir várias informações úteis aos sites de busca (Google, Yahoo, Bing)
Exemplos de meta tags mais usadas:

<title>Titulo do blog ou site </title> 
Indica o titulo de uma página da internet

<meta content='Descrição do site ou blog' name='Description'/>

Sugere aos sites de busca a descrição que você quer que seja apresentada em seus resultados.

<meta content='Palavras-chave' name='Keywords'/>

Não é usada por sites de busca como o Google, porém pode ser útil para outros motores de busca associarem termos pesquisados através dessas palavras chaves.

<meta content='Nome do Autor' name='author'/> 

Indica o nome do autor da página da internet.

<meta content='index, follow' name='robots'/> 

Informa aos robots (robôs de indexação) que eles devem seguir e indexar um determinado conteúdo.

<meta content='noindex, nofollow' name='robots'/>

Informa aos robots (robôs de indexação) que eles não devem seguir nem indexar um determinado conteúdo.

Estas foram as principais caracteristicas e formas de uso de algumas meta tags.
O uso destas e outras meta tags, podem ajudar e muito na melhor indexação do seu blog nos sites de busca, porém não garante que ele aparecerá entre as primeiras páginas dos resultados.
Tal garantia será possivel desde que seu blog possua um bom conteúdo e um bom trabalho de divulgação, além de meta tags e outras práticas de SEO (Search Engine Optimization).

Por enquanto isto é tudo!

Leia: Titulo da página antes do titulo do blog - Otimização
Gerador de Senha - Crie senhas mais seguras
- Topo